quinta-feira, 14 de junho de 2007

A Música e o Cinema

A necessidade da música no cinema é tão grande, que nem o cinema mudo conseguiu ser totalmente mudo. Já em sua primeira exibição, em 1895, houve algum tipo de acompanhamento musical, e ao passar do tempo encarregou-se de demonstrar que sua função não era apenas abafar o barulho do projetor. O músico é um parceiro fundamental na realização de um filme. Além de sublinhar o conteúdo emocional da história, a trilha é um instrumento narrativo valioso, articulando estados psicológicos e até mesmo substituindo personagens, como em Tubarão, no qual a presença da fera é várias vezes indicada apenas através do famoso tema de John Williams.
Tem pessoas que gostam das batidas de uma música eletrônica, outros curtem o balanço gostoso de uma MPB... Mas será que a música eletrônica e o cinema podem se juntar?

A resposta é obvia! Claro que sim! Os embalos de sábado a noite , protagonizado por John Travolta é um exemplo de que a música que definia a época em que o filme se passava, foi adaptada a produção.
Filmes de terror teen e comédias para adolescentes geralmente mesclam ocasiões especificas com músicas dançantes e com pitadas de vários estilos, como o techno, house e eletronic, e concerteza muitas pessoas esperam as letrinhas finais aparecerem para que assim possam pegar o nome da música no final do filme, quem nunca fez isto? Talvez você ai! Mas eu já fiz sim! Hehehe...
Indico aqui quem curte musicais para cima, que aluguem ou comprem o filme Rent – Os Boêmios, neste filme você ouve musicas sensacionais com um pouco de cada gênero, concerteza um filme que você não pode deixar de ver.
De Os Embalos de sábado à noite, passando por Rent, e dando de cara com um extravagante Moulin Rouge, vemos os filmes e ao mesmo tempo somos contemplados com músicas que sempre nos ajudam a ficar com os olhos presos a tela da televisão ou na telona do cinema!

7 comentários:

Bruna Souza , Designer disse...

Como esta o garotinho estudante de jornalismo??? Pelo visto bem neh Guzinho!!! Adorei teus textos Gus e Ah! vou ver se realmente são bons estes filmes...
Saudades de ti mocinho precisamos marcar algo quando for pra ai... bjuxx pra ti... teh maixx..

Anônimo disse...

Gu, seu blog ta mto bomm...os textos, e claro, a músicaaa...rs
Sucesso meu querido!
Bjuuu

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

MUITO BOMMMMMMMM...
Perfeito vc falar de música...música é VIDA !!
e OS FILMES NÃO SOBREVIVERIAM SEM SUAS TRILHAS SONORAS...
PARABÉNSSSSSSSS...seu Blog está MAIS DO QUE PIPOCAAAAAAAAAA...
Beijãooooooooo e mais SUCESSOOOOOO...Tu merece !!

Palavras e Panquecas disse...

Como propaganda das Casas Bahia, os panquecas estão com a corda toda, não deixe de acessar o blog mais batutinha da net.

Anônimo disse...

lindo lindo lindo!
parabéns!!
o seu blog esta simplesmente d++++++++++++

concerteza irei visitar todos os dias para ver se vc postou algo novo!

Bjoos!!!

Danielle Lima disse...

Em missão de paz vim falar que:
Só não deixem de acessar:
www.danielle-lima.blogspot.com se vc é culto e crítico
www.soufeminina.blogspot.com se vc é mulher ou se vc que quer saber o q elas pensam...
www.gruporedescobrir.blogspot.com para os fãs da arte e da Atriz Dani Lima.... Ufa!
Viva a web 2.0!!!